A principal função da Ouvidoria Municipal é fomentar um canal direto de comunicação entre a Administração Pública e os cidadãos. A ouvidoria é indispensável para que a administração viabilize o relacionamento democrático com a sociedade, além de ser um instrumento fundamental para garantir transparência aos órgãos públicos. Entendendo a importãncia da ferramenta na transparência da administração e prezando pelo bom relacionamento com os cidadãos esta administração disponibiliza aqui todas as ferramentas necessárias para o funcionamento da Ouvidoria Online Municipal.
Ouvidoria desempenhará o papel de mediadora entre os departamentos municipais e os cidadãos. Os manifestantes poderão relatar as necessidades da cidade, fazer denúncias, reclamações, solicitações de informações, dar opiniões e fazer sugestões sobre qualquer assunto relacionado à cidade. Pela página da ouvidoria, qualquer pessoa, identificada ou não, poderá enviar manifestações à Prefeitura Municipal. No fluxo da ouvidoria, a manifestação será encaminhada ao Ouvidor Municipal e ele direcionará o chamado ao departamento responsável. Após o departamento resonder ao chamado, ele será novamente encaminhado ao Ouvidor, que enviará a resposta ao manifestante.
Para gerar ainda mais transparência e aumentar o controle social sobre as manifestções enviadas o cidadão receberá, após efetuar o chamado, o número de protocolo para consultar, quando quiser, o andamento da manifestação. Todos os recursos necessários para abertura, acompanhamento e fiscalização dos atendimentos realizados estão disponíveis aqui.
O Município disponibilizá relatórios anuais sobre todos os atendimentos que venham a ser realizados pela ouvidoria e estarão disponíveis nessa página.
Nós provemos arquivos e históricos completos com respostas de todas as suas manifestações passadas e atuais.