Lançamento do programa Ativamente 60+ é a evolução da oficina de Atividade Física para Terceira Idade

Na manhã do último sábado (15), foi lançado oficialmente o programa Ativamente 60+, com objetivo de promover a prevenção e promoção da saúde da pessoa idosa, através da prática orientada de exercício físico. O programa chega como uma segunda fase da oficina de Atividade Física para Terceira Idade, e irá ofertar mais do que academia, mas outras modalidades de exercício físico além do acompanhamento médico especializado para o idoso.

 

“Todos nós sabemos que o município já oferta o exercício físico, mas agora nós ampliamos e desde a última semana, estamos atendendo com um médico geriatra, específico para a saúde da pessoa idosa, que está interessada em fazer algum tipo de exercício físico”, explicou Simone Lorenset Gutstein, secretária de Saúde. 

Para o prefeito Marciano Vottri, “vocês não têm ideia da minha alegria de estar lá na academia 6h30, e ver algumas pessoas através desse programa fazendo atividade física. Mas é muito mais do que apenas ir à academia. Por muitas vezes vocês encontram ali uma companhia no vizinho, no amigo, no compadre, no compadre para ir junto. Então já tem um momento também de convivência, onde vocês encontraram alguém que acompanhe vocês nessa caminhada, porque ir lá puxar ferro, a gente sabe que não é muito fácil não”, brincou Marciano.

 

A ideia de oferecer atividade física para a pessoa idosa, iniciou como uma oficina dentro da gerência de Cultura em 2022, e com a alta na adesão, o município viu a necessidade de tornar ele um programa de saúde pública. No evento de lançamento, o prefeito também frisou a importância que o médico geriatra trará para a sustentabilidade do programa. “Eu autorizei a Simone dando a ela todas as condições pra que contratasse um profissional pra cuidar dos idosos, então hoje nós temos a disposição desse programa um médico geriatra com formação e especialidade em cuidar da pessoa idosa”, afirmou Marciano. Agora com o médico geriatra avaliando constantemente os participantes do programa, medindo sua evolução através da atividade física adequada para cada um, o objetivo é chegar aos 200 participantes. 

“Uma outra grande evolução do programa, o que antes era academia de musculação apenas, agora nós estamos trazendo pelo menos três pilares de atividade física nesse novo modelo. A continuidade da academia de musculação, o aeróbico, que é um treinamento funcional diferente e também a grande novidade que nossos idosos vão gostar muito, que é o Pilates”, explicou o prefeito. Para participar, basta ir até a unidade de saúde e agendar uma avaliação com o médico geriatra. Ao final do evento, os presentes tiveram uma aula coletiva de educação física e um belo café da manhã saudável.