Alunos de Vitorino iniciam ano letivo de material e uniforme escolar novo e gratuito

Na noite desta segunda-feira (10), ocorreu o lançamento de dois programas fundamentais para a educação de Vitorino. No Ginásio Municipal de Esportes, Ademir Zílio, mais de 1200 alunos receberam os kits de material escolar do programa Mochila Cheia e o kit de uniforme escolar do programa Vestindo com Igualdade, ambos gratuitos.

 

Para o prefeito Marciano Vottri, “todo investimento na educação, é investir no futuro do nosso município, e todo o investimento na educação, é um investimento que transforma realidade. Hoje é um dia memorável para nossa cidade. É o dia que nós entregamos as mesmas ferramentas, para que todos os alunos possam ter o mesmo ponto de partida para o aprendizado, não tem diferenciação, e nós sabemos que isso é muito importante. Além da igualdade, permite que um pai e uma mãe, possam colocar esse dinheiro que sobrou para algo diferente para o sua filha e sua filha”, explicou Marciano.

 

O programa Mochila Cheia, consiste na aquisição e na distribuição gratuita de mochila escolar e materiais escolar, para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Já no programa Vestindo com Igualdade, o aluno recebe seu kit de uniforme escolar para o ano letivo de 2026. Os dois programas, inclusive são instituídos como Leis Municipais (Lei Municipal Nº 2146/2025 - Vestindo com Igualdade; Lei Municipal Nº 2147/2025 – Mochila Cheia), ou seja, todos os anos, nossos alunos receberão seu Kit de material escolar com a mochila escolar, mais o seu kit de uniforme escolar.

 

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Valmir Martinello, “é motivo de muita alegria e satisfação, ver os nossos alunos, com igualdade nos materiais escolares e vestindo os seus uniformes, de igual forma. Gostaria de agradecer também à equipe da Secretaria, que se esforçou grandemente nos últimos dias, para montar cada um dos kits que estão sendo entregues”, disse Valmir.

 

Cada aluno recebeu uma Mochila, recheada com os seguintes materiais estojo, caderno grande, caderno pequeno, caderno de desenho, caderno de caligrafia, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, massa de modelar, régua, mantas para creches e seus respectivos uniformes. É importante frisar, que os kits foram montados, respeitando os níveis de aprendizagem de cada aluno, ou seja, se ele é da Creche, Nível de aprendizagem, Educação infantil e Ensino fundamental. Portanto os kits não são todos iguais, justamente para atender a cada necessidade do aluno, a depender da sua série.

 

Para uma das mães beneficiadas pelos programas, Jane Luisa dos Santos Orzikoski, “só tenho a agradecer, porque ano passado nós ganhamos o uniforme, e foi uma grande conquista para nós, já economizamos um pouco. Esse ano o prefeito foi mais ousado, e quis trazer o Mochila Cheia. Tem pais que tem em torno de 3 crianças na escola, e hoje seria em torno de 1500 reais gastos em material escolar, e essas pessoas já não vão precisar gastar esse valor esse ano. Eu agradeço de coração, a todos os envolvidos neste projeto, é muito gratificante saber que podemos contar com a administração”, finalizou Jane.

 

O evento ainda contou com a presença do Chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Marcelo Oltramari, que engrandeceu a iniciativa do executivo municipal, e ainda trouxe mais uma notícia positiva. “Recebemos hoje a confirmação na plataforma do Governo do Estado, de que nos próximos dias iniciarão as obras de reforma no Colégio Estadual Padre Henrique Vincenzi. Então em unidade ao nosso governador Ratinho Junior e o nosso secretário de Educação, Roni Miranda, vamos melhor a qualidade da educação também na esfera estadual, para nossos alunos d de Vitorino”, contou Marcelo.

 

Além disso, prestigiaram o evento, o vice-prefeito Edemilson Mussato, vereadores e secretários da gestão municipal.