Vias urbanas de calçamento recebem asfalto em Vitorino
Nas últimas semanas algumas vias importantes do município de Vitorino se tornaram verdadeiros canteiros de obras. Isso porque, através do contrato 72/2026, em convênio com a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), onde antes existia calçamento (pedras irregulares), agora chegou a pavimentação asfáltica. São R$ 5,1 milhões para asfaltar doze vias urbanas, com todos os serviços essenciais para qualidade da urbanização, como calçadas e drenagem adequadas.
Para o prefeito Marciano Vottri, que acompanha as obras de perto, “é um trabalho completo, pensado para durar e atender bem a comunidade, levando pavimento em asfalto para vias que são importantes em nosso município, e ainda estavam com o popular calçamento”. As vias beneficiadas são: Rua Rua Lanzarin (entre Rua Tomazi e Rua Purcino Pinto), Rua Miguel Correia (entre Rua Coronel Domingos Soares e Rua Guarapuava), Av Marechal C Rondon (entre Rua Fracaro e Rua Fracaro + 793,00m), Rua Lirio S Martarello (entre Estrada vicinal e Rua Florianopolis), Av Belo Horizonte (entre Rua Porto Alegre e BR 158), Rua Francisco Lucion (entre Rua Francisco Beltrão e Rua Juventino Salvalaio), Rua João Maria Assunção (entre Rua Francisco Beltrão e Rua Juventinio Salvalaio), Rua Santo Severino Três (entre Rua Francisco Beltrão e Rua Juventino Salvalaio), Rua Leonildo José Rodrigues (entre Rua Fracaro e Rua Fracaro), Rua Tschá (entre Rua Lanzarin e Rua Lanzarin + 71,00m), Rua Juventino Salvalaio (entre Rua Francisco Lucion e Rua Santo Severino Três).
O ganho é visível e quantificado, conforme informa o secretário de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, Ricardo Bertoncello, “a pavimentação asfáltica tem uma durabilidade maior e tem menor manutenção e menos desgaste nos veículos. Existe também uma valorização dos imóveis, de até 20% no valor do imóvel por ter pavimentação, além de aumentar a segurança da via, com a devida sinalização”.
Muitas dessas vias, não possuem a calçada adequada, e o projeto determina que sejam instaladas também calçadas com meio fio, o que eleva a urbanização desses espaços. Outro ganho significativo é na drenagem das vias, que já apresenta falhas pelo tempo de uso, de acordo com Ricardo. “Tem um investimento muito grande em tubulação e dissipação, para exatamente resolver esses problemas e coletar a água o mais próximo e rápido possível, para que ela não empoce na superfície”. Algumas vias já receberam a capa asfáltica, como na Avenida Belo Horizonte, no loteamento Floriani e na Avenida Marechal Candido Rondon, no loteamento Perpétua, e agora seguem para fase de instalação da sinalização e das calçadas.













Alvará Sanitário
Diário Oficial
e-SIC
IPTU 2026
Sala do Empreendedor
Ouvidoria
Protocolo
Fala.BR
Transmissão de Licitações
Radar da Transparência
Lista Pública de Espera de Pacientes
Editais PSS