Programa de acolhimento familiar completa 10 anos em Vitorino
Durante toda a sexta-feira (10), no Centro de Convivência para Idosos, ocorreu o evento em alusão aos 10 anos do programa Família Acolhedora, que é gerenciado pela secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Pessoa Idosa. O programa consiste na medida de proteção social, que cadastra e capacita famílias para receber de forma provisória, crianças e adolescentes que são afastados do convívio familiar natural por medida judicial. Na prática, é o que capacita e oferece todo apoio para famílias que querem acolher em suas casas, crianças e adolescentes vítimas de abandono, risco ou violência.
Durante o evento, que contou com a presença de diversos agentes do Serviço Único de Assistência Social – SUAS da região sudoeste do Paraná, o assunto foi debatido com uma palestra ministrada pela advogada e especialista na atuação da Assistência Social e da implantação do programa Família Acolhedora, Neusa Cerutti. “Eu estou muito feliz, porque às vezes temos algo tão grandioso, e não estamos contando. Então precisamos sim enaltecer este trabalho que está sendo construído aqui em Vitorino, principalmente quando é sobre um serviço tão transformador como este”, explanou Neusa.
Quem esteve à frente da organização do evento, a secretária de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Pessoa Idosa, Fernanda Tomassoni, “Hoje comemorar 10 anos de família acolhedora, é mais do que um orgulho, é um misto de sentimentos entre o de dever cumprido e do sentimento de que ainda temos muito para fazer. Por isso eu quero agradecer a cada servidor que se dedicou de alguma forma para este programa, em qualquer laço da rede de proteção. E também às famílias, que são o coração deste programa, sem elas nada disso seria possível”, disse Fernanda.
O prefeito municipal Marciano Vottri, também esteve presente, e destacou a diferença que o município de Vitorino, ao ser pioneiro na implantação do programa há 10 anos, apresenta em sua política pública de proteção à criança e ao adolescente. “O programa Família Acolhedora realmente oferece uma nova perspectiva para a criança, um novo futuro, uma experiência transformadora e novas oportunidades de vida”.
Além de ser técnico, o evento também contou com momentos de emoção, através da apresentação de um vídeo, com depoimentos das atuais famílias acolhedoras do município. Quem também se emocionou, foi o vice-prefeito Edemilson Mussato, que ao fazer uso da palavra no evento, trouxe sua vivência como pai acolhedor. “Não é simplesmente dar um prato de comida, o que mais essa criança precisa é emanar o amor que o pai e a mãe carregam dentro de si. Quando essa criança chegou na nossa casa, eu estava viajando, eu fiz a volta no asfalto e voltei. Quando ele encostou a cabeça no peito da minha esposa, acabou o choro”, contou Edemilson, com os olhos marejados.
Como órgão fiscalizador do serviço social prestado, esteve presente representando o sistema judiciário, o promotor de Justiça, Dr Jackson Xavier Riberio, o qual apresentou sua admiração à gestão do programa Família Acolhedora em Vitorino. “Felizmente aqui em Vitorino, eu encontro pessoas vocacionadas, engajadas, que recebem respaldo do poder executivo municipal, e isso é muito importante. As constatações que eu tenho de Vitorino, é que aqui, desde o orçamento, se prioriza a criança e o adolescente. E um reflexo disso, é a estruturação da rede de Vitorino, como exemplar”, afirmou Dr. Jackson.
A coordenadora do Escritório Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Nadia Bonatto, destacou o dever de cada um que estava presente. “Nós estamos aqui trabalhando para garantir direitos às nossas crianças e adolescentes. Eu me emociono muito com esse serviço, que está completando 10 anos aqui em Vitorino, que é garantir a proteção integral para nossa criança e adolescente”.
O dia ainda contou com homenagens aos servidores atuantes durante os 10 anos de existência do programa Família Acolhedora, às famílias que em algum momento fizeram parte do programa, acolhendo uma criança ou adolescente, e também às famílias atualmente cadastradas no programa. Estiveram presentes também vereadores, conselheiros tutelares, secretários da gestão, membros e representantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município de Vitorino, bem como cidadãos e famílias interessadas no programa.





























Alvará Sanitário
Diário Oficial
e-SIC
IPTU 2025
Sala do Empreendedor
Ouvidoria
Protocolo
Fala.BR
Transmissão de Licitações
Radar da Transparência
Lista Pública de Espera de Pacientes
Editais PSS