Mutirão de Combate à Dengue retira, de lotes e ruas, 30 toneladas de lixo em Vitorino
Na manhã desta sexta-feira (06), com o apoio dos servidores municipais, a Prefeitura de Vitorino realizou o Mutirão de Combate à Dengue. O objetivo foi movimentar toda a cidade para combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Mesmo não possuindo nenhum caso de dengue confirmado em 2026, a instalação das Ovitrampas, desde 2025, possibilitou identificar os focos de proliferação do mosquito, e assim agir para eliminar estes ambientes que acumulam água e por consequência, ajudam na multiplicação do mosquito transmissor. A ação ainda segue acontecendo nos próximos dias, em diversos pontos estratégicos para o controle da reprodução do mosquito Aedes Aegypti em Vitorino.
Foram recolhidas 30 toneladas de lixo potencial acumulador de água, divididos em plásticos, metais em geral, vidros e garrafas, lonas e brinquedos velhos, papeis de todo tipo, papelão e principalmente pneus e borrachas, que acumulam água, e se tornam criadouros do mosquito.
Para o prefeito Marciano Vottri, a ação foi um sucesso, porém o cuidado continua todos os dias. “Hoje é o dia que nós ensinamos pelo exemplo, começando a fazer a nossa parte. É aquele um pouco mais que cada um pode fazer, bloqueando o crescimento dos casos de Dengue. A retirada de todo esse lixo das ruas, além de prevenir, deixa a nossa cidade mais bonita. Por isso, pedimos a todos que mantenham seus lotes limpos, pois somente com o esforço de todos, teremos uma cidade melhor para se viver”, afirmou Marciano.
O trabalho começou às 7h30 da manhã, com orientações e distribuição dos EPI’s. Os servidores foram divididos em equipe para setores estratégicos da cidade e até o meio-dia o trabalho foi finalizado. O município, através da Vigilância Sanitária também atua na mobilização em escolas, com conscientização ativa dos alunos.















Alvará Sanitário
Diário Oficial
e-SIC
IPTU 2025
Sala do Empreendedor
Ouvidoria
Protocolo
Fala.BR
Transmissão de Licitações
Radar da Transparência
Lista Pública de Espera de Pacientes
Editais PSS